quinta-feira, 19 de março de 2015

BIOGRAFIA DE RICARDO AZEVEDO

Olá! Hoje vamos falar do Ricardo Azevedo...



Lemos seu livro e fizemos uma breve pesquisa sobre o autor, ops! muito mais que um autor... ele é escritor, ilustrador e pesquisador brasileiro, nascido em 1949 em São Paulo, é autor de muitos livros para crianças e jovens. É autor de mais de cem livros em uma carreira literária que estreou em 1980, com O peixe que podia cantar, recentemente "remexido" pelo autor e relançado (2006) pela editora SM.

Ricardo Azevedo tem três filhos e publicou mais de cem livros infantis. O primeiro foi escrito quando ainda adolescente – tinha 17 anos – e foi batizado de Um homem no sótão. Seus livros receberam diversos prêmios e foram publicados em outros países, como Portugal, México, Alemanha e Holanda.

Formado em comunicação visual pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), é mestre em Letras e doutor em Teoria Literária (USP). Até 1983, quando decidiu dedicar-se exclusivamente a escrever livros, trabalhou como publicitário, atividade que o ajudou a desenvolver seu texto e, ao mesmo tempo, compreender a linguagem visual.

O escritor também é desenhista, autor da maioria das ilustrações de seus livros. Uma outra paixão, também presente em seu trabalho, é a cultura popular, da qual é pesquisador. Vários de seus livros abordam formas literárias sobre as raízes dos contos populares, mais especificamente dos contos maravilhosos e de encantamento, quadras, adivinhas: No meio da noite escura tem um pé de maravilha!Contos de enganar a morte e Armazém do folclore, são alguns exemplos das influências da cultura popular na literatura infantil, todos da editora Ática.



O interesse por questões relacionadas à cultura popular remete à infância de um menino criado entre os livros do pai, Aroldo de Azevedo, professor universitário, dedicado às questões culturais do Brasil. As histórias do escritor têm como tema central as discussões sobre a existência de diferentes pontos de vista. Em O livro dos pontos de vista (Ática), um cachorro, um gato, um sapo, uma menina e um menino, entre outros personagens, dão suas versões sobre a nada fácil convivência. No mesmo tom, seguem as obras, Uma velhinha de óculos, chinelos e vestido azul de bolinhas brancas (Companhia das Letrinhas) e Nossa rua tem um problema (Ática).

Nenhum comentário:

Postar um comentário